Doutrina em Cristo
INTRODUÇÃO
"Pois, com efeito, quando devíeis
ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes novamente necessidade de
alguém que vos ensine de novo quais são os princípios elementares dos oráculos
de Deus; assim vos tornas-tes como necessitados de leite, e não de alimento
sólido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite, é inexperiente na palavra da
justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para
aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir
não sòmente o bem, mas também o mal. Por isso, pondo de parte os princípios
elementares da doutrina de Cristo, deixemo-nos levar para o que é perfeito, não
lançando de novo a base do arrependimento de obras mortas, e da fé em Deus, e o
ensino de batismos e da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do
juízo eterno". Hebreus 5:12-14
6:1-2
Este
estudo foi inspirado no texto acima, do livro de Hebreus, e usa as seguintes
fontes:
·
Bíblia
Sagrada
·
Conhecendo
as Doutrinas da Bíblia
·
Palestras
em Teologia Sistemática
·
As
Grandes Doutrina da Bíblia
ESTUDO 1 - ARREPENDIMENTO DE OBRAS
MORTAS
A - O QUE É O PECADO
O Novo Testamento Descreve o Pecado
como:
1
- Errar o Alvo; como o arqueiro que atira e erra; Errar o caminho; como
viajante que sai do caminho certo.
2-
Dívida: O homem deve a Deus a guarda de seus mandamentos; todo pecado cometido
é contração de uma dívida. Incapaz de pagá-la, a única esperança do homem é ser
perdoado, ou obter remissão da dívida (Mateus 6:12).
3
- Desordem: ''O pecado é iniquidade, literalmente desordem (1º João 3:4):
a)
o pecador é um rebelde e um idólatra, porque deliberadamente quebra um
mandamento, ao escolher a sua própria vontade ao invés de escolher a vontade de
Deus; pior ainda, está se convertendo em Lei para si mesmo e, desta maneira,
fazendo do ''eu'' uma divindade';
b)
o pecado começou no coração de Lúcifer que disse: Eu serei; em oposição à
vontade de Deus (Isaias
14:13-14).
c)
o anticristo é o sem-lei (tradução literal de iníquo), porque se exalta sobre
tudo que é adorado ou que é chamado Deus (2º
Tessalonicenses 2:4-9).
d)
o pecado é essencialmente obstinação e obstinação é pecado. O pecado
destronaria a Deus. Na cruz de Jesus, poderiam ter sido escritas estas
palavras: O pecado fez isto!
4
- Desobediência: Literalmente, ouvir mal, ouvir com falta de atenção (Hebreus 4:2, Lucas 8:18).
5
- Transgressão: Literalmente, ir além do limite. Os mandamentos de Deus são
cercas, que impedem o homem de entrar em território perigoso e, desta maneira,
sofrer prejuízo para sua alma (Romanos 4:15).
6
- Queda: falta, ou cair para um lado, no grego donde a expressão: cair no
pecado. Pecar é cair num padrão de conduta (Efésios 4:17).
7
- Derrota - é o significado da palavra queda, em Romanos
11:12. Ao rejeitar a Cristo, a nação judaica sofreu uma derrota e perdeu o
propósito de Deus.
8
- Impiedade: de uma palavra que significa sem adoração, ou reverência. O homem
ímpio é o que dá pouca ou nenhuma importância a Deus e às coisas sagradas.
Estas não produzem nele nenhum sentimento de temor ou reverência. Ele está sem
Deus porque não quer saber de Deus (Romanos 1:18; 2º Timóteo 2:16).
9
- O Erro: descreve aqueles pecados cometidos como fruto da ignorância, e, dessa
maneira, diferenciam-se daqueles pecados cometidos presunçosamente, apesar da
Luz esclarecedora. O homem que, desafiadoramente, decide fazer o mal, incorre
em maior grau de culpa do que aquele que é apanhado em falta, a que foi levado
por sua debilidade (Hebreus 9:7)
B - A CONDIÇÃO PECAMINOSA EM QUE NASCE O HOMEM
É chamada de pecado original. Ela é
chamada assim:
1
- Porque se deriva de Adão, o tronco original da raça humana (Gênesis 3:6).
2
- Porque está presente na vida de cada um desde o seu nascimento, por isso não
pode ser considerado resultado de simples imitação (Jeremias
17:9).
3
- Porque é a raiz interna de todos os pecados atuais que mancham a vida do
homem (Romanos 3:23).
4
- Segundo Santo Agostinho, a natureza do pecador, tanto física como moral, está
de todo corrompida por causa do pecado de Adão, e, de tal maneira, que o homem
não consegue fazer outra coisa a não ser pecar.
5
- ''Pecados Atuais'': são as ações externas que se executam através do corpo.
São também todos aqueles maus pensamentos conscientes. São os pecados
individuais de fato. O pecado original é um só, enquanto o pecado atual
desdobra-se em diferentes classes, tais como atos ou atitudes. O que o Apóstolo
João escreveu, pode nos ajudar a compreender melhor a diferença entre o pecado
original e pecados atuais (1º João 1:8-9; Gálatas 5:19-21).
6
- Nossos pecados podem ser diferentes, mas o motivo que nos leva a cometê-los é
sempre o mesmo: a escolha de interesses próprios ao invés dos de Deus. O ato
público de Adão e Eva simplesmente expressa o pecado que já havia sido cometido
no coração, ou seja, ''indisposição para fazer a vontade de Deus''.
a)
O pecado de Adão e Eva (Gênesis 2:16-17; 3:4-6)
b)
O pecado de Satanás (Isaias 14:12-14; Ezequiel 28:11-16)
c)
A hereditariedade do pecado (Romanos 5:12-18)
C - AS CONSEQÜÊNCIAS DO PECADO
O pecado é tanto um ato como um estado.
Como rebelião contra a lei de Deus é um ato da vontade do
homem; como separação de Deus é um estado pecaminoso, as escrituras descrevem
dois efeitos do pecado sobre o culpado: primeiro é seguido por conseqüências
desastrosas para sua alma; segundo trará da parte de Deus o positivo decreto de
condenação.
1 - Como resultado da queda do homem, o seu relacionamento
com Deus foi sensivelmente alterado. Destacam-se como conseqüências espirituais
do pecado:
a) Morte Espiritual O termo ''morte'' é
usado na Palavra de Deus para falar da separação entre o homem e Deus, por
causa da queda do homem no princípio. Este ''é o estado em que se encontram
todos os homens, até que permitam que Cristo lhes toque, vivificando-os (Romanos 5:12).
b) Perda da semelhança moral com Deus O
homem foi criado para ser perfeito e para viver em perfeita comunhão com o seu
''Criador''. Contudo esse privilégio foi interrompido com a queda, levando o
homem tantas vezes a níveis morais tão baixos, a ponto de identificar-se melhor
com os irracionais do que com Deus que o criou (Gênesis
1:26-27).
c) Incompatibilidade com a vontade de
Deus Após a queda, a mente do homem ficou bloqueada para a revelação da vontade
de Deus, e condicionada à prática do pecado (Romanos
8:7-8). d) Escravidão ao pecado e ao Diabo Negligenciando o mandado de Deus
e aceitando as insinuações do Diabo, o homem tornou-se escravo do pecado e do
maligno (João 8:34,44)
2 - Conseqüências Físicas Além dos problemas ambientais e
espirituais, a queda do homem trouxe conseqüências físicas de grandes
proporções:
a) Existência Física Reduzida Destinado
a viver eternamente, o homem teve reduzida a sua existência física (Gênesis 6:3).
b) Corrupção dos poderes do homem Um
dos propósitos de Deus para o homem era de que ele exercesse domínio sobre
todas as coisas criadas. Porém, na queda, além de perder a semelhança moral que
tinha com Deus, todos os seus poderes se perverteram. Todos os seus pensamentos
e desejos se corromperam (Gênesis 1:26)
c) Ainda que nem toda enfermidade seja
causada pelo pecado, todas as enfermidades existem em conseqüência do pecado de
Adão. ''A transgressão do homem foi como crime, a pior enormidade. Quanto à sua
natureza não foi mera desobediência à lei divina. Foi a mais crassa
infidelidade, o dar crédito antes ao diabo do que a Deus; foi descontentamento
e inveja, ao pensar que Deus lhe havia negado aquilo que era essencial para sua
felicidade; foi um orgulho imenso, ao desejar ser igual a Deus; foi furto, ao
intrometer-se naquilo que Deus havia reservado para sí, como sinal de sua soberania;
foi suicídio e homicídio, ao trazer a morte contra sí e contra toda a sua
posteridade''. (Emery H.
Bancroft).
d) A dispensação da Lei (Êxodo 20:1-7)
1 - O significado da lei de Deus é a
expressão da vontade de Deus executada por seu poder.
2 - O propósito da Lei:
a) Não foi dada como um meio através do
qual o homem pudesse ser salvo (Gálatas 3:21).
b) Não podia dar vida porque ''estava
enferma pela carne'' (Romanos 8:3).
3 - Sua finalidade era revelar ao homem
a dimensão de seu pecado para:
a) revelar a Santidade de Deus;
b) mostrar a incapacidade de o homem se
salvar. (Romanos 3:19-20; 7:7).
e) A dispensação da Graça
1 - A aliança do antigo testamento com
todos os seus preceitos e ordenanças era figura do sacrifício de Jesus para
nossa salvação (Hebreus 9:1-15).
a) A Bíblia diz que todos pecaram (Romanos 3:23).
b) Herdamos, assim, de Adão uma
natureza decaída, que tende para a desobediência a Deus (Romanos
5:12).
c) Jesus morreu pelos nossos pecados,
ressuscitou ao terceiro dia e nos providenciou perfeita salvação (I Coríntios 15:3-4; Romanos 10:9).
STUDO 2 - FÉ EM DEUS
A - A SALVAÇÃO DO PECADOR DEPENDE DE
a)
a operação divina, na obra redentora de Cristo, já efetuada;
b)
o acolhimento dessa obra, por parte do pecador, ou seja, a conversão (1ºTimóteo 1:15).
VIMOS,
NO ESTUDO ANTERIOR, A CONDIÇÃO DO HOMEM COMO PECADOR E PORTANTO EM DESARMONIA
COM DEUS. DA PARTE DE DEUS, ESTÁ REALIZADO TUDO QUE É NECESSÁRIO À SALVAÇÃO DO
HOMEM (Romanos 1:16; Efésios 2:4-10; 1ºTimóteo 1:15)
B - A SALVAÇÃO ABRANGE PASSADO, PRESENTE E FUTURO.
a)
Quanto ao passado, somos salvos das penalidades do nosso pecado (Romanos 5:9).
b)
Quanto ao presente, salvos do poder do pecado (Romanos
5:10; 1º Coríntios 1:18).
c)
Quanto ao futuro, libertos da presença do pecado (Romanos
13:11; Hebreus 9:28). A salvação é dom de Deus (Efésios 2:8).
C) A CONVERSÃO COMPREENDE DUAS ATITUDES POR PARTE DO HOMEM:
a)
seu arrependimento do pecado e
b)
sua fé ou confiança no Salvador (Mateus 18:3).
c)
Converter-se significa voltar-se de uma direção para o sentido contrário, dar
meia volta e caminhar em direção a Deus. O ponto de referencia é Deus. (Atos 3:19; 22:4-16; 1º Tessalonicenses 1:9-10).
D) A CONVERSÃO COMPREENDE DOIS FATORES, UM NEGATIVO E O OUTRO
POSITIVO, O ARREPENDIMENTO E A FÉ.
a)
A palavra traduzida por arrependimento no novo testamento significa mudança de
pensamento (Mateus 12:41; Atos
2:36-41).
b)
É a revolta, consciente, do homem contra seu próprio pecado, que o leva a
renegar esse pecado. Inclui três aspectos:
1)
O aspecto intelectual O reconhecimento, pelo homem, de sua culpa diante de
Deus, e de sua incapacidade de agradar a Deus (Mateus
3:1-2; Atos 17:30-31).
2)
O aspecto emocional Pesar pelo seu pecado, como uma ofensa contra um Deus Santo
e Justo (2º Corintios 7:9-10)
3)
O aspecto volitivo Mudança de propósito, resolução íntima contra o pecado e
disposição para buscar de Deus o perdão, purificação e poder (Atos 17:30-31; Romanos 2:4).
c)
A fé é o aspecto positivo da conversão
1)
No arrependimento já existe o fator fé (Lucas 7:30)
2)
A fé em Jesus (Atos 20:21) além de reconhecer a
verdade a respeito do Salvador, deposita n'Ele a confiança a ponto de receber
d'Ele a Salvação, e de submeter-se integral e definitivamente ao seu domínio.
Isto se chama ''obediência'' da fé (Romanos 1:5; 16:26).
3)
O verbo ''crer'' no novo testamento tem este sentido, de se depositar confiança
(João 3:15-16; 3:18;36; João 5:24; Atos 16:31).
E) A RECONCILIAÇÃO
PELA
SUA REBELIÃO, O HOMEM VIVE DE RELAÇÕES CORTADAS COM DEUS. QUANDO, PORÉM, ACOLHE
O TESTEMUNHO DE DEUS A RESPEITO DO PECADO (ARREPENDIMENTO) E DA OBRA REDENTORA
EFETUADA POR CRISTO (FÉ), ESTÁ, DESSE MODO, ATENDENDO À SOLICITAÇÃO FEITA EM
NOME DE CRISTO PARA QUE SE RECONCILIE COM DEUS (2º
Corintios 5:17-20).
Passa
existir plena harmonia entre ambos; deu-se a reconciliação do pecador com Deus:
a)
Virá o dia em que essa reconciliação com Deus se estenderá a todas as coisas (Colossenses 1:20-22).
b)
Desfeita assim a inimizade do homem com seu Criador, passa a existir Paz entre
ambos.
c)
O homem, que estava errado e sem razão, passou a concordar integralmente com
Deus, dando a Ele razão em tudo.
d)
Dessa reconciliação resulta a ''Paz com Deus por Nosso Senhor Jesus Cristo'' (Romanos 5:1).
F) O NOVO NASCIMENTO
É
tão profunda a transformação que o Espírito de Deus opera na pessoa que se
converte, que Jesus a chama de Novo Nascimento (João
3:1-15)
a)
É o principio da nova vida espiritual que Deus dá a quem estava ''morto nos
delitos e pecados, ou seja, espiritualmente morto para Deus, e que agora passou
da morte para a vida (1º João 3:14)
b)
A conversão é o ato voluntário do homem; o novo nascimento é obra exclusiva de
Deus.
c)
A nova vida que o homem receber ao nascer de novo é chamada Vida Eterna, o que
indica a duração e profundidade dessa vida.
d)
Trata-se não apenas da vida futura, além-túmulo (Tito
1:2; 3:7), mas de vida que o crente possui desde já (João
5:24; 6:47).
G) ADOÇÃO (FILHOS DE DEUS)
Pelo
nascimento físico, o homem é membro da família de Adão e, excluído, pelo
pecado, da família de Deus. Nascido de novo, passa a fazer parte da família de
Deus, recebendo pela adoção direitos que Cristo tinha por direito eterno (Romanos 8:17; Gálatas 4:1-7).
a)
Apenas excepcionalmente, a Bíblia fala de Deus como pai de todos os homens, e
isso no sentido de ser seu criador e preservador.
b)
A Bíblia reserva o nome de Pai para designar a nova relação que Ele assumiu
para com aqueles que adotou como filhos, ou seja, aqueles que, nascidos do
Espírito de Deus, são por Ele guiados (Romanos 8:14-17).
c)
Estando o pecador identificado com Cristo, o Cordeiro de Deus que deu a vida
para resgatá-lo possui da parte de Deus:
1)
o pleno perdão ou remissão dos pecados (Hebreus 10:17-18;
2º Corintios 5:21);
2)
A justificação legal da parte do justo Juiz (Romanos
8:33-34);
3)
A Santificação que lhe possibilita a realização da nova vida.
H) A JUSTIFICAÇÃO
Justificar significa declarar justo,
atribuir justiça a alguém.
1)
O Senhor diz que ''não há justo, nem um sequer'' (Romanos
3:10), como pode um Deus Justo justificar o injusto? (Romanos
8:33).
2)
O Apóstolo Paulo diz que podemos ter certeza da nossa justificação:
a)
sobre que base? Pelo fato de ter Cristo morrido por nós... Justificados pelo
Seu sangue (Romanos 5:8-9; 3:26).
b)
por qual princípio? Gratuitamente por sua graça (Romanos
3:24).
3)
Somente os que pela fé se identificam com a obra redentora de Cristo são
justificados pela fé (Romanos 3:28).
a)
A benção é oferecida a todos, porém, recebida só pelos que depositam sua
confiança em Cristo (Romanos 3:22, 4:16; Gálatas 2:16).
I) A SANTIFICAÇÃO
O
termo santificado, na Bíblia, significa separado para determinado fim, e,
especialmente, para o serviço de Deus. O Senhor santificou (separou) o sétimo
dia (Gênesis 2:3); determinou que lhe fosse
santificado (separado) todos os primogênitos de Israel (Êxodo
13:2); falou de alguém santificar (separar) sua casa para ser santa ao
Senhor (Levítico 27:14); Jesus foi santificado
(separado) pelo Pai e se santificou (separou) a nosso favor (João 10:36; 17:19). Em todos estes casos o sentido é de
pôr à parte, para um fim ou missão especial, destacar para o serviço de Deus.
a)
Identificado com Cristo pela fé; perdoado, justificado, e separado para o
serviço de Deus, o homem convertido tem um novo interesse na vida.
1)
o serviço de seu novo Senhor, para o qual foi destacado (Santificado);
2)
o que mais o impede de realizar esse serviço é uma velha natureza considerada
morta para Deus, mas, na prática, travando luta com o novo princípio de vida
que está nele, o Espírito Santo.
1.
A santificação é um ato imediato de Deus, mas, na prática, embora já realizada
no propósito divino, torna-se um processo de desenvolvimento espiritual, à
medida que o Espírito Santo vai dominando sua carne e transformando sua vida em
verdadeiro culto (serviço) ao Pai (Romanos 12:1).
a)
seu propósito é o de viver, não mais ele, mas Cristo, que nele vive, e assim
sua vida vai se tornando santa. (1º Pedro 1:15-16; 2º Corintios 7:1; 1º
Tessalonicenses 5:23).
ESTUDO 3 - A DOUTRINA DOS BATISMOS
A) O BATISMO NAS ÁGUAS
1)
O batismo nas águas simboliza principalmente duas grandes verdades:
identificação e purificação. Pelo batismo de João, os judeus, inclusive o
próprio Jesus, identificavam-se com a atitude que João apregoava, com relação
ao pecado e à justiça (Mateus 3:1-10) pelo batismo
Cristão.
2)
Identificamo-nos com nosso salvador em sua morte, sepultura e ressurreição,
reconhecendo-nos,, pela fé, mortos e ressuscitados com Ele (Romanos 6:3-11).
a)
O batismo deve ser precedido do arrependimento (Mateus
3:6; Atos 2:38).
b)
Simboliza nossa morte para o pecado e ressurreição para Deus (Romanos 6:3; Colossenses 2:12).
c)
É uma ordenança de Jesus para todo o que crê (Mateus
28:19; Marcos 16:16).
B) O PROPÓSITO DO BATISMO
1)
Uma vez que só os salvos podem ser batizados, o batismo não tem como finalidade
a salvação do batizando. O ato do batismo se constitui num testemunho público
de que, aquele que a ele se submete, foi regenerado pela fé em Jesus Cristo.
Assim, pelo batismo, o novo crente dá prova de haver morrido para o mundo,
estando pronto para ser sepultado e ressuscitado para uma nova vida em Cristo.
No entanto, se o crente vier a morrer antes de ser batizado nas águas, a sua
condição de salvo continua inalterada (Lucas 23:42:43).
Uma vez que o batismo não se constitui uma opção, mas uma ordenação do Senhor,
todos os que crêem devem ser batizados.
C) NO BATISMO, TAMBÉM, O CRENTE SE SUBMETE A AUTORIDADE DA IGREJA
LOCAL, COLOCANDO-SE SOB SUA COBERTURA ESPIRITUAL E PARTICIPANDO DO SEU MINISTÉRIO:
1)
A Igreja universal e local ''EKKLESIA'', traduzida por igreja, deriva-se de
EKKALED, verbo que significa ''chamar a parte'' (Deuteronômio
23:3; Salmo 22:25; Atos
7:38).
2)
A igreja, corpo de Cristo (Romanos 12:4-8; 1º Corintios 12:12-28), essa maravilhosa figura
desenvolvida por Paulo, destaca as seguintes características:
a)
a disposição dos membros no corpo pelo próprio Deus (1º
Corintios 12:18);
b)
a diversidade de dons e funções desses membros (Romanos
12:4-11; Efésios 4:12);
c)
a dependência, por parte do todo, de cada componente; nenhum é dispensável (1º Coríntios 12:21-23);
d)
sua coordenação por Deus, para que não haja divisão no corpo (1º Coríntios 12:24b-25a);
e)
a cooperação dos membros, com igual cuidado, em favor um dos outros (1º Coríntios 12:25b).
N.B.:
A obra que Deus deseja realizar em nossas vidas será realizada através da
igreja, daí a importância da igreja local para o desenvolvimento dessa obra.
Por isso não devemos deixar de congregar-nos (Hebreus
10:24-25; Provérbios 18:1).
D) O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
Nesta
seção trataremos de outro modo de operação do Espírito Santo no crente: A sua
obra vitalizante. Esta última fase da obra do Espírito Santo é apresentada na
promessa de Cristo. ''Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito
Santo, e sereis minhas testemunhas'' (Atos 1:8).
1)
A característica principal dessa promessa: Poder para servir e não regeneração
para a vida eterna. Sempre que lemos acerca do Espírito Santo vindo sobre,
repousando sobre, ou enchendo as pessoas, a referência nunca se refere à obra salvadora
do Espírito, mas sempre ao poder para servir.
2)
A quem foi dirigida: A homens que já estavam em relação íntima com Cristo.
Foram enviados a pregar, armados de poder espiritual para esse propósito (Mateus 10:1).
a)
A eles foi dito: ''Os vossos nomes estão escritos nos céus (Lucas 10:20).
b)
Sua condição moral foi descrita nas Palavras: ''Vós já estais limpos pela
Palavra que vos tenho falado'' (João 15:3).
c)
Sua relação com Cristo foi ilustrada com a figura: ''Eu sou a videira, vós os
ramos'' (João 15:5).
d)
Eles conheciam a presença do Espírito Santo com eles (João
14:17), e sentiram o sopro de Jesus ressuscitado a dizer: ''Recebei o
Espírito Santo'' (João 20:22).
e)
Estes fatos demonstram a possibilidade de a pessoa estar em contato com Cristo
e ser seu discípulo e, contudo carecer do revestimento especial mencionado em Atos 1:18.
3)
O que acompanhava o cumprimento da promessa: Houve manifestações sobrenaturais,
sendo que a mais importante e comum foi o milagre de falar em outras línguas.
Este dom acompanhava sempre a experiência sobrenatural do batismo no Espírito
Santo (Atos 10:44-47).
a)
Essa experiência é descrita como ser cheio do Espírito Santo. Aqueles que foram
batizados com o Espírito Santo no dia de Pentecostes também foram cheios do
Espírito (Atos 2:1-4).
Os
fatos acima expostos nos levam à conclusão de que o crente pode experimentar um
revestimento de poder, experiência suplementar e subseqüente à conversão, cuja
manifestação inicial se evidencia pelo milagre de falar em língua por ele nunca
aprendida.
b)
O propósito especial do Espírito Santo é dar energia à natureza humana para um
serviço especial para Deus, e, resultando em uma expressão externa de caráter
sobrenatural. De uma maneira geral, Paulo se refere a essa expressão exterior
como a ''manifestação do Espírito (1º Corintios 12:7).
4)
Para receber o batismo com o Espírito Santo, uma atitude correta é essencial:
a)
Os primeiros crentes que receberam o Espírito Santo ''perseveraram unânimes em
oração'' (Atos 1:4).
b)
A recepção do dom do Espírito Santo, subseqüente à conversão, está ligado às
orações dos obreiros-cristãos (Atos 8:14-17).
c)
Também está ligado às orações em comum na igreja:
1)
Depois que os cristãos de Jerusalém oraram para receber coragem para pregar a
Palavra, ''moveu-se o lugar em que estavam reunidos e todos foram cheios do
Espírito Santo'' (Atos 4:31).
d)
Um derramamento espontâneo, como foi o caso das pessoas que estavam na casa de
Cornélio (Atos 10:44-47).
e)
Oração individual: Saulo de Tarso jejuou e orou três dias antes de ser cheio do
Espírito Santo (Atos 9:9 e 17).
f)
Obediência: O Espírito Santo é a pessoa que Deus deu àqueles que Lhe obedecem (Atos 5:32).
5)
Donde concluímos que uma das características do verdadeiro cristão é ser
submisso a autoridade do Senhor, da Igreja e a todas as outras autoridades,
pois o princípio de Deus é a autoridade (Hebreus 13:17;
Mateus 28:18).
ESTUDO 4 - IMPOSIÇÃO DE MÃOS
A) AUTORIDADE É UM PRINCÍPIO DO REINO DE DEUS
1)
Deus criou todas as coisas. Tudo está sujeito à sua autoridade, uma vez que
tudo foi criado por Ele e para Ele (Eclesiastes 3:11;
Colossenses 1:16).
a)
Deus não exerce seu domínio pela força, mas pelo reconhecimento do seu amor
para conosco. Só se sujeita incondicionalmente à vontade de Deus quem confia
plenamente nEle (João 4:34).
b)
Aqueles que não estão dispostos a aceitar a vontade de Deus, vivem em estado de
rebelião o que caracteriza o pecado (Romanos 1:32).
2)
O princípio de rebelião não pode conviver pacificamente com o princípio de autoridade.
No coração do rebelde está o desejo de ocupar o lugar de Deus, de ser seu
próprio deus, de ditar suas próprias normas do bem e mal. Após o Juízo final
estes dois princípios estarão eternamente separados, caso contrário, o caos
reinaria eternamente na criação.
B) A REBELIÃO DO HOMEM E SUAS CONSEQÜÊNCIAS
1)
A primeira criatura de Deus que se rebelou foi Lúcifer, quando arregimentou um
quarto dos anjos do céu. Como conseqüência, foi destituído do seu cargo,
expulso do céu e lançado na terra (Ezequiel 28:11-17).
a)
Satanás e seus anjos tomaram uma decisão eterna de não reconhecer a autoridade
de Deus.
2)
O segundo capítulo de Gênesis relata o fato da queda do homem, informando
acerca do primeiro lar do homem, sua inteligência, seu serviço no jardim do
Éden, as duas árvores e o primeiro matrimônio. Menciona especialmente as duas
árvores, a do conhecimento do bem e do mal e a árvore da vida. Essas duas
árvores pareciam dizer a nossos primeiros pais: ''Se seguirdes o bem e
rejeitares o mal, tereis a vida'' (Deuteronômio 30:15).
a)
Porque a árvore proibida foi colocada ali? Para prover um teste pelo qual o
homem pudesse, amorosa e livremente, escolher servir a Deus e dessa maneira
desenvolver seu caráter (Gênesis 2:15-17).
b)
A serpente, astutamente, semeia dúvidas e suspeitas no coração de Eva. (Gênesis 3:1-6) por meio da pergunta no versículo 1,
lança a tríplice dúvida acerca de Deus.
b.1
- dúvida sobre a bondade de Deus;
b.2
- dúvida sobre a retidão de Deus;
b.3
- dúvida sobre a Santidade de Deus.
3)
Quando Adão comeu do fruto, tudo que estava sob sua autoridade sofreu as
conseqüências da rebelião. O casal sofre imediatamente a morte espiritual, a
separação de Deus, a morte passou a toda sua descendência. Além disso, Adão
entregou ao Diabo todo domínio e autoridade que Deus havia lhe concedido(Gênesis 3:6; Lucas 4:5-7).
C) A MISSÃO DE JESUS COMO HOMEM
1)
Ao se fazer como a criatura, sendo gerado homem, Jesus atingiu três objetivos
básicos relacionados ao princípio de autoridade:
a)
submeter-se como criatura ao princípio de autoridade de Deus (Filipenses 2:6-8);
b)
substituir o homem no castigo que pesava sobre a rebelião (Isaias 53:5-6; Gálatas 3:13;
1º Corintios 15:3);
c)
reimplantar o princípio de autoridade na vida de todos que reconhecem o amor de
Deus (Romanos 5:19).
2)
O primeiro objetivo, Jesus cumpriu sendo obediente até a morte e morte de cruz.
Apesar de tentado a desobedecer ao Pai como nenhum outro o foi, Jesus jamais
satisfez sua vontade própria de homem. Sua plena submissão ao Pai aprovou
definitivamente o princípio de autoridade para toda a criação.
3)
O segundo objetivo, ele atingiu ao sofrer na cruz, sem nunca ter se rebelado,
todo o castigo que pesava sobre os rebeldes. Sofreu a morte física e também a
separação do Pai (Marcos 15:34).
4)
O terceiro objetivo ele alcançou na ressurreição, sendo glorificado pelo pai
como Senhor e cabeça de todas as coisas (Colossenses
1:17-19). É a vida de Cristo em nós que nos permite a perfeita e suprema
submissão à vontade de Deus. Só pode fazer parte do Reino de Deus aquele cuja
cabeça é Jesus.
D) DEUS DELEGA AUTORIDADE
1)
Toda autoridade procede de Deus. Deus governa seu reino, delegando autoridade
aos que O servem.
a)
Reconhecer a autoridade de Deus implica reconhecer as autoridades levantadas
por Ele em todos os âmbitos da vida: na família, no trabalho, no governo, na
sua igreja, etc (Romanos 13:1-7).
b)
Devemos entender que a autoridade não está na pessoa, mas na posição que ela
ocupa.
c)
Um governador tem autoridade de governar enquanto estiver no governo.
d)
A autoridade em sí é boa, pois procede de Deus, mas a pessoa que a exerce pode
ser boa ou má.
e)
Deus levanta e destitui reis. É Ele quem inclina o coração dos reis para onde
quer.
E) O EXERCÍCIO DE AUTORIDADE
1)
Sobre os Demônios:
a)
Jesus venceu os principados e potestades, expondo-os publicamente à vergonha da
derrota (Colossenses 2:15).
b)
Obtemos plenamente os benefícios desta vitória quando exercemos toda a
autoridade que Jesus concedeu-nos sobre eles.
c)
Os Demônios são obrigados a obedecer a nossas ordens, pois quando ordenamos é
como se o Senhor mesmo ordenasse.
d)
Muitos crentes desconhecem a autoridade que têm e, quando se defrontam com o
reino das trevas, buscam socorro em Deus, mas o Senhor já lhes concedeu tudo o
que necessitam para vencer e permanecer inabaláveis (Efésios
6:13-18).
2)
Sobre as Enfermidades:
a)
Toda as enfermidades resultam do pecado (Romanos 5:12).
b)
É certo que o pecado não domina mais aquele que está em Cristo. Mas também é
certo que o pecado ainda habita em nossa natureza carnal, pelo que Paulo
afirma: ''Esmurro meu corpo todos os dias''.
c)
Devido à presença do pecado, este corpo será destruído para ressuscitar um
corpo incorruptível (Mais sobre este assunto no Estudo 5).
d)
A destruição do nosso corpo carnal faz parte do plano de Deus e a enfermidade
pode servir a este propósito.
e)
Por outro lado, a enfermidade pode proceder de Satanás servindo para matar,
roubar e destruir nossa alegria e paz.
f)
Jesus concedeu-nos autoridade para curar os enfermos escravizados pelo Diabo,
libertando-os dos seus sofrimentos. Por isso devemos sempre orar expulsando a
enfermidade.
3)
Na pregação do Evangelho:
a)
A ordem de Jesus é para que o evangelho seja pregado por todo o mundo, quer
queiram ouvir, quer não.
b)
Ao anunciar Jesus, precisamos saber que Deus sustenta sua palavra com sinais e
prodígios, e que ela não volta ao Senhor antes de haver efetuado a obra para a
qual foi designada. Pregar com autoridade significa confiar que Deus se
encarregará de provar ao incrédulo a veracidade do nosso testemunho (Marcos 16:17-18; Ezequiel 12:25).
F) O PRINCÍPIO DE AUTORIDADE NA IGREJA LOCAL
1)
Ninguém pode servir a Deus de forma isolada. A congregação é o meio utilizado
pelo Senhor para ensinar-nos a submissão e o exercício de autoridade (Hebreus 10:23-25):
a)
Na igreja primitiva, as congregações estavam ligadas por um único espírito.
b)
Cada congregação tinha um sistema de governo próprio e independente, formado
pelo pastor, presbíteros, anciãos e membros.
c)
Submeter-se a Cristo implica em primeira instância, submeter-se às autoridades
da igreja local. Ao conselho da igreja cabe a responsabilidade de zelar pela
conduta de seus membros (Hebreus 13:7, 17)
ESTUDO 5 - RESSURREIÇÃO DOS MORTOS
A) A IMPORTÂNCIA DA RESSURREIÇÃO
1)
Os Coríntios como os demais gregos eram um povo de grande capacidade
intelectual e amantes de especulações filosóficas. O Apóstolo Paulo previu que,
sob a influência do espírito grego, o ensino da igreja de Corinto poderia fazer
com que o evangelho se dissipasse em lindo, porém impotente sistema de
filosofia e ética:
a)
O Apóstolo desafiou a veracidade desse ensino (1º
Coríntios 15:12).
b)
Tomando esse erro como ponto de partida, Paulo expôs a doutrina verdadeira,
entregando ao mundo o grande capítulo da ressurreição(leiam em casa 1ª
Coríntios 15).
2)
No princípio Deus criou tanto o Espírito como o corpo, e, quando se uniram
espírito e corpo como unidade vivente, o homem tornou-se alma vivente (Gênesis 2:7):
a)
O homem foi criado imortal no sentido de que ele não precisava morrer, mas
mortal no sentido de que poderia morrer se desobedecesse a Deus (Gênesis 2:16-17).
b)
Se o homem tivesse permanecido fiel, possivelmente teria sido trasladado, pois
a trasladação parece ser o meio perfeito que Deus usa para remover da terra os
seres humanos (2 Reis 2:11).
c)
O homem pecou, perdeu o direito à árvore da vida, e em resultado disso começou a
morrer, processo que culminou na separação do espírito do corpo (Gênesis 3:22).
d)
A morte física foi a expressão externa da morte espiritual, a qual é a
conseqüência do pecado.
e)
Desde que o corpo é parte integrante da personalidade do homem, sua salvação e
sua imortalidade não se completam enquanto não for ressuscitado e glorificado.
Assim ensina o novo testamento. (1º Coríntios 15:53-54;
Filipenses 3:20-21).
f)
O homem se compõe tanto de alma como de corpo, sua redenção deve incluir a
vivificação dos dois, da alma e do corpo. Embora o homem se torne justo perante
Deus e vivo espiritualmente (Efésios 2:1), seu corpo
morrerá como resultado da sua herança racial de Adão.
B) O FATO E NATUREZA DO ESTADO INTERMEDIÁRIO:
1)
O velho testamento ensina que há uma vida depois da morte:
a)
Mostra que todos os homens vão ao SHEOL (O hades do novo testamento).
b)
Os ímpios vão para lá (Salmos 9:17; Isaias 5:14).
c)
Lemos que Coré e Abirão desceram vivos ao Sheol (Números
16:33).
d)
Os justos também vão para lá (Jó 14:13; Salmos 6:5; 16:10).
e)
Ezequias considerava a morte como ''entrar nas portas do além'' (Isaias 38:10).
2)
Também o novo testamento mostra que tanto os maus como os justos desciam ao
hades, antes da ressurreição de Cristo:
a)
Lemos que o rico desceu ao hades e ele e Lázaro estavam tão próximos que dava
para conversarem um com o outro naquela região (Lucas 16:19-31).
b)
O próprio Jesus desceu ao hades (Atos 2:27-31).
c)
Cristo tem agora as chaves da morte e do hades (Apocalipse
1:18).
d)
Um dia, a morte e o hades devolverão os mortos que neles há (Apocalipse 20:13-14).
3)
Se, então, as escrituras ensinavam que há uma existência depois da morte, esta
seria uma existência consciente?
a)
É o que é sugerido no velho testamento e ensinado claramente no novo testamento
(Mateus22:31-32; Lucas 23:40-43).
b)
O novo testamento indica que haviam dois compartimentos no hades, um para os
maus e outro para os bons. O que era reservado para os bons chamava-se Paraíso.
c)
Depois da ressurreição de Jesus, parece ter havido uma mudança. Agora os
crentes vão à presença de Cristo quando morrem (2º
Coríntios 5:6-9).
d)
Paulo expressou o desejo de ''partir e estar com Cristo, o que é
incomparavelmente melhor'' (Filipenses 1:23).
e)
''As almas dos que tinham sido mortos'' estavam debaixo do altar e conscientes
(Apocalipse 6:9-11).
f)
Quando Jesus ressuscitou, Ele levou não apenas as primícias daqueles a quem
ressuscitou corporalmente (Mateus 27:52-53), mas
também as almas de todos os justos que estavam no hades (Efésios
4:8; Salmos 68:18).
C) O ENSINAMENTO DO VELHO TESTAMENTO QUANTO À RESSURREIÇÃO
DO CORPO
1)
Para começar, o velho testamento registra a ressurreição do corpo de pelo menos
três pessoas:
a)
o filho da viúva (1º Reis 17:21-22);
b)
o filho da Sunamita (2º Reis 4:32-36);
c)
o homem que reviveu ao tocar os ossos de Eliseu (2º Reis
13:21). 2) Abraão esperava que Deus levantasse Isaque dos mortos no Monte
Moriá (Gênesis 22:5; Hebreus
11:19).
3)
Jó esperava ver a Deus em seu corpo (Jó 19:25-27).
4)
Notamos ainda a expectativa de Isaías de uma ressurreição do corpo (Isaias 26:19).
D) O ENSINAMENTO DO NOVO TESTAMENTO QUANTO À RESSURREIÇÃO DO
CORPO
1)
O novo testamento registra a ressurreição de cinco pessoas:
a)
a filha de Jairo (Mateus 9:24-25);
b)
o jovem de Naim (Lucas 7:14-15);
c)
Lázaro (João 11:43-44);
d)
Dorcas (Atos 9:40-41);
e)
Êutico (Atos 20:9-12).
2)
O próprio Senhor Jesus ensinou sobre uma futura ressurreição (João 5:28-29; 6:39-40,44,54).
3)
Os Apóstolos ensinaram isso (Atos 24:15; 1º Tessalonissenses 4:14-16; Apocalipse
20:4-6).
4)
Finalmente, a ressurreição de Cristo é a garantia de nossa própria ressurreição
(1º Coríntios 15:20-22; 2º
Coríntios 4:14; Romanos 8:11):
a)
Ele não só destruiu a morte como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante
o evangelho (2º Timóteo 1:10).
b)
Há, portanto, prova abundante de que, tanto o velho como o novo testamento
ensinam a ressurreição do corpo.
E) A NATUREZA DA RESSURREIÇÃO
1)
Mas alguém dirá: Como ressuscitam os mortos? e em que corpo vêm? (1º Coríntios 15:35).
2)
Observemos primeiro que as escrituras falam de três tipos de ressurreição:
a)
uma ressurreição judicial, na qual o crente foi ressuscitado com Cristo (Romanos 6:4-5; Efésios 2:5-6);
b)
uma ressurreição espiritual, equivalente à regeneração (João
5:25-26);
c)
uma ressurreição física (João 5:28-29);
d)
Estamos interessados agora na ressurreição física.
3)
As escrituras indicam que o corpo será ressurreto de, pelo menos, quatro
maneiras.
a)
Em declarações claras a esse respeito (Jó 19:25-26; João 5:28-29; 1º Corintios 15:44).
b)
Quanto aos dois tipos de corpos mencionados na última referência, STRONG diz:
''Esses adjetivos ''psíquico'' e ''espiritual'' não definem o material dos
respectivos corpos, mas sim aqueles corpos em suas relações e adaptações, em
seus poderes e usos. O corpo presente é adaptado e planejado para o uso da
alma; o corpo da ressurreição será adaptado e planejado para o uso do
espírito.''
c)
Na declaração de que o corpo está incluído em nossa redenção (Romanos 8:23-26; 1º Coríntios
6:13-15).
d)
Quando Cristo morreu por nós, morreu pelo homem todo. Os benefícios completos
de sua expiação não são cumpridos até que o corpo tenha sido tornado imortal
por Deus, o que se dará na ressurreição.
e)
No tipo de corpo com que Jesus ressuscitou, Ele ressurgiu em um corpo físico (Lucas 24:39; João 20:27).
f)
Na literalidade da volta e julgamentos do Senhor. O homem Cristo Jesus voltará
para julgar, não espíritos incorpóreos, mas sim homens corpóreos (1º Tessalonicenses 4:16-17; Apocalipse
20:11-13).
F) OS CORPOS DOS CRENTES
1)
Diversas passagens declaram ou dão a entender que o corpo ressurreto dos
crentes será semelhante ao corpo glorificado de Cristo (Filipenses
3:21; 1º João 3:2; 1º
Coríntios 15:49).
2)
Alguns detalhes podem ser mencionados de 1º Coríntios 15:
a)
Lemos que não será composto de carne e sangue (1º
Coríntios 15:50-51).
b)
Depois da ressurreição, Jesus diz que seu corpo é composto de ''carne e ossos''
(Lucas 24:39).
c)
Novamente nossos corpos serão incorruptíveis, não estando, portanto, sujeitos à
doença, decomposição e morte (1º Coríntios 15:42, 53-54).
d)
Será um corpo glorioso, poderoso, espiritual e, finalmente, será um corpo
celestial (1º Coríntios 15:43-44, 47, 49).
G) OS CORPOS DOS NÃO CRENTES
1)
Jesus declarou que está chegando a hora quando todos que estiverem na sepultura
sairão, alguns para a ressurreição da vida, e alguns para a ressurreição do
juízo (João 5:28-29).
2)
Diante de Félix, Paulo declarou que Israel tinha esperança em Deus ''de que
haverá ressurreição, tanto de justos como de injustos''(Atos
24:15).
3)
No livro de Daniel, está escrito que muitos dos que dormem no pó ressuscitarão
''para vergonha e horror eterno'' (Daniel 12:2).
4)
No Apocalipse é ensinado que ''os não salvos'' serão ressuscitados, julgados e
lançados no lago de fogo (Apocalipse 20:12-13).
5)
A curiosidade nos levaria a uma investigação da natureza deste corpo
ressurreto, mas o silêncio da escritura quanto a esse ponto indica que devemos
nos contentar com as coisas que nos foram reveladas.
H) A BÍBLIA NOS ENSINA QUE HAVERÁ DUAS RESSURREIÇÕES (Apocalipse 20:4-6).
1)
A primeira ressurreição terá lugar quando Cristo vier nos ares (1º Tessalonicenses 4:16; 1º
Corintios 15:23).
2)
Não há dúvida de que todos os salvos dos tempos do velho testamento e do novo
testamento até aquele momento, serão então ressuscitados.
3)
Os que forem mortos durante a tribulação aparentemente serão ressuscitados no
momento da vinda de Cristo a terra. Assim, a primeira ressurreição estará
completa (Apoc. 20:4-5).
I) A SEGUNDA RESSURREIÇÃO TERÁ LUGAR MIL ANOS MAIS TARDE (Apocalipse 20:5; 11:13)
1)
Parece que Deus é tão longânimo quanto possível com os que morreram sem ser
salvos. Estão em tormento no estado intermediário, mas ainda não estão no lugar
do castigo final. Assim, a bondade de Deus faz adiar o dia do acerto final de
contas para até depois do milênio. Mas, embora demore, certamente virá!
ESTUDO 6 - JUÍZO ETERNO
A) A BÍBLIA É UM LIVRO HISTÓRICO, DOUTRINÁRIO E PROFÉTICO.
O ESTUDO DE APOCALIPSE ABRANGE ESTAS TRÊS ÁREAS:
1)
O Aspecto Histórico:
a)
O mundo já conheceu seis impérios: o Egípcio, o Assírio, o Babilônico, o
Medo-persa, o Grego e por fim o Romano. Todos estiveram diretamente envolvidos
com Israel, o Povo de Deus.
b)
O Egito tornou-se uma grande nação por causa de José, Filho de Jacó, e foi
destruído quando perseguia Israel no mar vermelho (Gênesis
39:1-2; Êxodos 14:26-28).
c)
O Babilônico foi levantado para castigar Israel através de Nabucodonosor. Foi
destruído quando Belsazar abusou do Senhor, bebendo vinho nos jarros santos,
que seu pai havia tirado do templo em Jerusalém (2º Reis
25:8-10; Deuteronômio 5:1-4).
d)
O Assírio foi derrubado por Deus quando Senaqueribe cercou Jerusalém e zombou
do Senhor (2º Reis 18:19).
e)
O Império Medo-Persa, este intimamente relacionado ao povo judeu, conforme
registram os livros de Neemias, Esdras e Ester, escritos nesta época.
f)
O Império Grego e sua queda foi vaticinada por Daniel no
capítulo 8:5, 16 e 21,
onde é feita uma alusão a Alexandre, o Grande, como o Bode Peludo que
destruiria o império Medo-Persa. Este império foi destruído quando um dos
quatro reis, sucessores de Alexandre (Daniel 8:23-24),
que eram seus generais, chamados Ptolomeu, Seleuco, Antípater e Filétero,
invadiu Jerusalém e sacrificou uma porca no altar, zombando de Deus (Daniel
11).
g)
Jesus nasceu durante o império Romano, profetizado por Daniel como o quarto
reino que se levantaria após o Babilônico (Daniel
2:39-40). Daniel profetizou que o império Romano destruiria Jerusalém e o
templo, após o messias ter sido tirado (Daniel 9:25-26;
Lucas 21:5-6), o que Jesus confirmou. Isto aconteceu
70 anos depois de Cristo quando as legiões romanas cercaram Jerusalém e
destruíram a cidade e o templo. Um terço dos judeus morreu dentro da cidade,
outro terço foi crucificado ao redor da cidade e o último terço do povo foi
espalhado entre todas as nações, conforme a profecia. (Ezequiel
5:12; Lucas 21:20).
h)
Todo o desenrolar da história está profetizado na Bíblia e tem o povo de Israel
como centro dos acontecimentos.
1-
A profecia sobre a volta dos Judeus à terra prometida (Ezequiel 36:8-12;
37:21-23).
2
- Os conflitos entre Árabes e Judeus (Ezequiel 36:33-36).
3
- A possível guerra entre a Rússia e Israel (Ezequiel
39:1-9; 39:18-23).
i)
O último império que o mundo conhecerá será o do anticristo. Ele será destruído
quando se levantar contra os Judeus , quando então eles olharão para quem
traspassaram, Jesus (Zacarias 12:10). Então o Senhor
voltará e toda a nação se converterá a Ele.
1
- A pessoa do anticristo (2º Tessalonicenses 2:3).
2
- Seu poder sobrenatural (2º Tessalonicenses 2:7-10;
Apocalipse 17:11-15).
2)
O Aspecto Moral:
a)
Ao sabermos que o Senhor breve virá para arrebatar a sua igreja, somos levados
a preocupar com a nossa santificação. Jesus conta uma parábola sobre as dez
virgens esperando a vinda do noivo, referindo-se à sua volta e ao arrebatamento
da igreja. Numa parábola, cinco virgens não tinham azeite em suas lâmpadas, por
isso não viram quando o noivo chegou e, como conseqüência não entraram nas
bodas.O arrebatamento está para acontecer, quando a igreja do Senhor Jesus será
tirada para não passar pela grande tribulação que virá sobre o mundo. Ele nos
exorta a ficarmos alertas porque virá como um ladrão à noite naquele dia. Jesus
virá para aqueles que O esperam.
1
- O arrebatamento. Como será, quando será e quem subirá (1º
Tessalonicenses 5:1-11; Marcos 13:28-37).
2
- O arrebatamento será em um átomo de tempo. Primeiro os que dormem em Cristo
ressuscitarão, depois nós, os que estivermos vivos, teremos nossos corpos
transformados e subiremos para encontrar o Senhor, nos ares (1º Tessalonicenses 4:13-18).
3
- O Aspecto Profético
a)
Daniel profetizou que, nos últimos dias, a ciência se multiplicaria. Estamos
vendo isto acontecer (Daniel 12:4).
b)
Ezequiel profetizou que os judeus voltariam à terra prometida (Ezequiel 37:21-23).
1
- Depois de 1.900 anos espalhados pelo mundo, os Judeus retornaram em 1948 e lá
estão até hoje, contra tudo e todos (Ezequiel 38:8).
c)
Após o arrebatamento, o anticristo virá e estabelecerá o seu reinado com a ajuda
de dez nações e do Império Romano, que nunca caiu, pois até hoje Roma possui um
César cujo poder é reconhecido no mundo inteiro: o próprio Papa (Apocalipse
17). Este Império durará sete anos, quando então Jesus voltará para destruir as
forças satânicas.
d)
O Império do anticristo - 7 anos. (Daniel 9:26-27).
e)
A procedência do Império - visão de Nabucodonosor (Daniel
2:1-5; 7:16-25).
1
- A 1ª fase do reinado do anticristo - falsa paz (Daniel 9:27).
2
- A aliança com as dez nações. (Apocalipse 17:3, 12-9).
3
- A aliança com a grande prostituta (Apocalipse 13:7-9;
17:1-9).
4
- A aliança com Israel e a reconstrução do templo (Daniel
9:25-27).
5)
A 2ª fase do reinado do anticristo - dores (Apocalipse
9:1-12).
6)
A guerra entre as dez nações (Daniel 2:42-43).
7)
A destruição da grande prostituta (Apocalipse 17:15-17).
8)
A marca da besta e a tecnologia atual (Apocalipse
13:16-18).
4)
Cremos não haver dúvida de que a segunda vinda de Cristo se dará em duas fases:
Arrebatamento da igreja, e manifestação da pessoa de Cristo em glória.
a)
Na primeira fase, o arrebatamento da igreja, Jesus virá para os seus. Não tocará
os seus pés na terra, tampouco será visível ao mundo. Ele virá até às nuvens,
onde receberá a sua igreja para que com ele adentre às mansões celestiais (1º Tessalonicenses 4:17).
b)
Já na segunda fase, a manifestação propriamente dita, sete anos após a
primeira, Jesus virá com os seus. Nesse momento, sim, todo olho o verá, não
como um Cristo abatido e humilhado, mas exaltado e triunfante (Zacarias 14:4).
5)
A Batalha do Armagedom
a)
A palavra ARMAGEDOM significa monte de megido. Também conhecido como a planície
de Jezreel. Nesse amplo e espaçoso lugar, os exércitos do anticristo estarão
congregados para o ataque decisivo contra Jerusalém.
b)
Quando Jerusalém estiver cercada pelos exércitos do anticristo e aos Judeus não
restar escape, então eles clamarão angustiados pelo auxílio de Deus. Nesta
hora, dar-se-á a manifestação de Jesus, revestido com poder e glória (Isaias 52:8; Mateus 24:30).
c)
O triunfo de Jesus sobre os exércitos do anticristo será esmagador. Destruindo
os exércitos hostis a Israel, o anticristo e o falso profeta serão lançados no
lago de fogo e enxofre (Apocalipse 19:20).
6)
O Milênio
a)
Ao aprisionamento de Satanás, seguir-se-ão mil anos de paz e de governo
perfeito sob o reinado do Senhor Jesus, assinalando o começo de uma nova
dispensação (Apocalipse 20:6).
b)
Esse período não é o princípio de um mundo novo, mas o fim de um mundo antigo.
O que o sábado judaico é para a semana, assim será o milênio para a era
presente.
c)
Dois grupos de povos distintos tomarão parte no milênio: os crentes
glorificados, consistindo dos santos do antigo e do novo testamento, da igreja
triunfante, dos santos oriundos da grande tribulação; e os povos naturais, em
estado físico normal, vivendo na terra, a saber: judeus salvos saídos da grande
tribulação, gentios poupados no julgamento das nações e o povo nascido durante
o milênio propriamente dito.
d)
No milênio, a igreja estará glorificada com Cristo na Jerusalém celestial. A
igreja exercerá a co-regência com Cristo durante esse período (Apocalipse 21:22-23) revestidos de um corpo
glorificado, os salvos estarão acima das limitações do tempo e do espaço
sujeitos quando ainda em seus corpos mortais. Terão um corpo como o de Cristo
Ressurreto, que se locomove sem obstáculos e sem barreiras.
e)
A própria terra passará por transformações que alterarão sensivelmente, para
melhor, o seu clima e sua produtividade. Também os animais sofrerão mudança na
sua natureza durante essa época áurea. A ferocidade deles será removida para
dar lugar à docilidade. Não mais se atacarão, nem, representarão qualquer
ameaça ao homem. (Isaias 65:25).
f)
Toda criação, afetada que foi pela queda do homem, de igual modo participará
das bênçãos decorrentes do governo milenar de Cristo (Romanos
8:18-23).
7)
Terminado o milênio, Satanás será novamente solto por um breve espaço de tempo
(Apocalipse 20:7). Esta soltura de Satanás servirá
para:
a)
provar às pessoas que nasceram durante o milênio;
b)
demonstrar pela última vez quão pecaminosa é a natureza humana, e que o homem
por sí mesmo jamais se salvará, mesmo sob as melhores condições;
c)
demonstrar que o Diabo é completamente incorrigível.
8)
Satanás sai a ajuntar as nações da terra para a batalha, mas será derrotado e
lançado no lago de fogo e enxofre onde está a besta e o falso profeta (Apocalipse 20:8-10).
9)
Após este evento, será estabelecido o Juízo do grande trono branco, o Juízo
Final. É nessa época que todos os ímpios mortos ressuscitarão para ouvir sua
sentença final diante do trono de Deus. Até mesmo a morte e o inferno serão
lançados no lago de fogo, a segunda morte. (Apocalipse
20:11-15).
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